O que é WWW?

Compartilhe com seus amigos❣

Se chegou até esse artigo provavelmente você gosta de se informar. Mas saiba que a resposta à pergunta “O que é WWW?” é bem simples.

Esse termo representou, quando foi criado, uma evolução na maneira com que as pessoas passaram a se comunicar.

Sendo a base de toda a internet nos dias de hoje.

Aqui vai ver o significado do termo e, também, alguns fatores de sua criação.

o que é www significa sigla portugues

O que é WWW? O que significa?

WWW é a sigla de World Wide Web e significa, em português, rede de alcance mundial ou rede mundial de computadores. Mas o significado literal é “teia em todo o mundo” ou “teia do tamanho do mundo”, indicando toda a potencialidade de conexão com pessoas de todo o mundo que a rede possui.

É um sistema de documentos na internet, todos organizados, que permite o acesso à informação. Os documentos podem estar na forma de figuras, sons, vídeos e hipertextos.

Para ter acesso às informações é preciso ter um navegador que entenda os códigos. Os mais usados são:

  • Google Chrome;
  • Mozilla Firefox;
  • Microsoft Edge;
  • Internet Explorer; e
  • Safari.

Ela foi criada a muito tempo, mas, ainda hoje, é a base da internet e não há perspectivas de mudança pois funciona muito bem.

Quem criou e quando foi criada a WWW?

O pesquisador Tim Berners-Lee, do Cern, liderou o desenvolvimento da World Wide Web no final da década de 1980 e início da década de 1990.

Seu objetivo principal era encontrar meios de os cientistas compartilharem mais facilmente seus conhecimentos. A internet já existia nesse momento, mas não tinha como principal propósito o compartilhamento de conhecimento.

Ele ajudou a construir protótipos das tecnologias originais da Web básica e criou o termo “WWW“. Os sites e a navegação na Web explodiram em popularidade em meados da década de 1990 e continuam a ser um uso fundamental da internet hoje em dia.

Ele sugeriu três tecnologias básicas. Isso significava que todos os computadores podiam comunicar-se entre si.

As tecnologias sugeridas por ele foram: HTML, URL e HTTP. Todos estes permanecem em uso hoje.

Ele também criou o primeiro navegador e servidor do mundo. Ainda é possível ver páginas criadas no primeiro servidor online.

Qual a importância do WWW?

Anteriormente a internet era somente para uso interno ou coisa de Geek. Mas, à partir da World Wide Web, ficou acessível a todas as pessoas do mundo.

Claro que houve uma caminhada longa para que a maioria das pessoas tivessem acesso, mas hoje temos vários aplicativos, redes sociais e sites que só são possíveis graças a essa invenção.

E, além de dar acesso às informações, permitiu que as pessoas se comunicassem também. Expressando suas ideias através de sites, blogs ou redes sociais.

Espero que esse artigo sobre o que é WWW tenha lhe ajudado a entender melhor um tema. Deixe um comentário com dúvidas, sugestões ou complementos ao artigo.

O que é WWW?
5 (100%) 37 votes

Compartilhe com seus amigos❣

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *